MERGULHO EM BOMBINHAS

Falar em mergulho em Santa Catarina somos obrigados a falar em mergulho em Bombinhas, pois Bombinhas é a capital do mergulho.

Então como é o mergulho em Bombinhas? trataremos nesta página todos os aspectos do mergulho em Bombinhas, desde locais até a que público se destina.

Pontos de mergulho em Bombinhas e Arvoredo

Região Porto Belo

Estaleiro

Região Bombinhas

Bombas

Sepultura

Lagoinha

Região Gov. Celso Ramos

Arvoredo

 BOMBINHAS

Bombinhas é uma cidade catarinense litorânea localizada entre Joinville e Florianópolis.

A atividade principal é o turismos, sendo a capital brasileiro do mergulho.

Suas águas cristalinas convidam a um mergulho.

Tipos de Mergulho Autônomo

Poderemos dividir o mergulho autônomo em 2 tipos:

  • Batismos.

  • Mergulho certificado.

Batismo

​Batismo é aquele mergulho experimental, onde a pessoa não tem nenhuma certificação porém deseja ter uma experiência de mergulho.

É um mergulho de curta duração, acompanhado de um instrutor.

No batismo também poderemos dividi-lo em 2 tipos:

  • Na Sepultura.

  • No Arvoredo.

 

Batismo na Sepultura- A praia da sepultura é uma praia bem famosa em Bombinhas, de baixa profundidade , no máximo 4 metros, onde algumas escola oferecem mergulho de batismo. Normalmente tem baixa visibilidade, devido ao grande fluxo de mergulhos neste local, além de pouca vida marinha.

É um batismo de custo baixo, frequentemente vendidos em sites de vendas coletivas.

 

Batismo no Arvoredo - A reserva Ambiental do Arvoredo, fica bem distante da costa, por isto apresenta sempre boa visibilidade, com grande variedade de vida marinha é o melhor local para se fazer um batismo. Poucas operadoras operam no Arvoredo e o custo do batismo deste local é bem mais caro, porém, muito melhor. Fazer um batismo aqui, é uma verdadeira experiência de mergulho.

Mergulho Certificado

Para falarmos de mergulho certificado, temos que falar dos pontos de mergulho em Bombinhas, para isto temos que dividir em 3 pontos:

  • Reserva ambiental do Arvoredo.

  • Praias de Bombinhas e Ilha do Macuco.

  • Estaleiro.

Reserva Ambiental do Arvoredo

A reserva ambiental do Arvoredo é composta de 3 ilhas (Gale, Deserta e Arvoredo).

Criada em 1990, não permite mergulho nas ilhas da Gale e Deserta, somente na parte sul da ilha do Arvoredo.

Distante 16 km de Bombinhas e 11 km de Florianópolis, as operadoras de mergulho de ambas as cidades operam neste local.

É de longe o melhor local de mergulho da região e um dos melhores do Sul do Brasil.

As águas da região sul do Brasil, possuem muita sedimentação, então sua visibilidade normalmente é afetada pelos ventos, como a maior parte desta sedimentação vem dos rios, quanto mais distante da costa, menor é a influência, por isto o Arvoredo é um dos melhores pontos de mergulho de Santa Catarina.

A nossa escola, Amigo Oceano, tem o Arvoredo como um dos pontos de checkout para o curso Open.

Em Bombinhas o único local que a nossa escola faz checkout de curso  é este, os demais locais não achamos interessante, pois existem pontos melhores em outras cidades.

A profundidade média é de 12 metros em 90% dos pontos de mergulho da ilha, sendo que na parte sul , no Farol, pode chegar até 30 metros.

As operadoras que operam no Arvoredo, dificilmente vão até o farol, normalmente ficam nos pontos com profundidade média de 12 metros.

O que impede de mergulhar no Arvoredo?

Devido sua posição geográfica, os ventos Oeste e Sul, praticamente inviabilizam o mergulho na ilha, pois a embarcação fica desabrigada , os ventos norte, nordeste e leste em velocidades maiores também.

Mergulho Praia

No mergulho praia, a profundidade máxima é de 4 a 5 metros.

O ponto que mais se mergulha é a praia da sepultura.

Há operadoras que operam regularmente na sepultura e as demais operadoras operam na sepultura em 2 situações, a primeira quando os ventos impedem de ir até o Arvoredo ou quando  necessitam realizar saída a tarde, como o Arvoredo fica muito longe, a praia da Sepultura é uma alternativa. Não tem muita vida marinha.

Praia da Lagoinha, esta praia é onde fica localizado o pier de saída das embarcações das operadoras de mergulho. É uma praia calma e com excelente visibilidade. As Escolas de mergulho usam este ponto principalmente para fazer o mergulho noturno do curso avançado. Profundidade máxima de 4 metros, a uns 200 metros do pier tem um naufrágio de um fusca onde os mergulhadores gostam de ir para tirar fotos.

Ponta esquerda da Praia de Bombas, lugar utilizado por uma escola de mergulho para fazer checkout e batismo. Esta praia já tem  ondas bem maiores do que a lagoinha, tem boa visibilidade e  uma encosta com algumas vidas marinha.

Ilha do Macuco

Como já foi falado das sedimentações que existem nas águas da região sul do Brasil, a ilha do Macuco está bem próxima da costa da cidade de Bombinhas, por este motivo, água com boa visibilidade somente em situações bem especiais.

Desconheço operadoras que realizam operações na ilha do Macuco.

Para fazer mergulho nesta ilha somente em operações privadas.

Praia do Estaleiro

​A praia do estaleiro não fica em Bombinhas, fica em uma cidade ao lado, Porto Belo.

Com acesso muito ruim por terra, a melhor forma de se chegar ao Estaleiro é pelo mar.

As operadoras que operam no Arvoredo é que normalmente operam também no Estaleiro.

Elas optaram pelo estaleiro porque em caso de vento sul, as embarcações ficam bem abrigadas.

A profundidade média é de 6 metros, a visibilidade não é muito boa na maioria das vezes. Existe uma boa quantidade de vida marinha.