Os 8 Maiores Erros na Escolha do

Curso de Mergulho Open

Em nosso objetivo de sempre ser melhor no que fazemos, ano a ano estudamos o mercado para identificar as melhores e piores práticas. Com base nisto identificamos os principais problemas nos cursos oferecidos no mercado e que nós da Amigo Oceano não podemos incorrer.

Abaixo elencamos os principais erros identificados:

1 - Escolha da certificadora

Um dos principais objetivos após concluir o curso de mergulho recreativo é poder mergulhar em qualquer parte do mundo, para isto, as operadoras de mergulho devem acreditar que você esteja realmente preparado para mergulhar.

De que forma elas podem ter esta certeza? Através de sua carteirinha (brevê) de mergulho, emitida por uma certificadora reconhecida por elas.

Assim sendo, uma certificadora mais reconhecida lhe garantirá  acesso a muito mais operadoras do que uma menos reconhecida.

Nenhuma certificadora é aceita 100% no mundo, porém, tem a que é mais aceita e a que é menos aceita.

A título de exemplo, em Santa Catarina 70% das operadoras de mergulho são credenciadas a PADI, então os alunos formados por uma escola credenciada pela PADI, quando mergulhar em SC,  não terão problemas quanto a aceitação.

Hoje, 2019, a PADI é a certificadora líder mundial com maior aceitação no Brasil e no mundo.

2 - Carteirinha com anuidade

A maioria das certificadoras não cobram anuidade de suas carteirinhas, mas existem algumas que sim, anuidades com periodicidades diferentes, podendo ser anual ou a cada 2 ou 3 anos, com certeza isto será um problema para os mergulhadores certificados por estas , por quê?

Quando você esta fazendo o curso, é tudo maravilhoso, mas com o passar dos anos, você pode diminuir o seu ritmo de mergulho e pode acabar esquecendo de pagar, ou até mesmo, não querer pagar estas anuidades.

Se você deixar de pagar, esta carteirinha perde a validade e portanto não pode mergulhar, quando você desejar renovar, pois programou uma viagem onde os mergulhos estarão inclusos, dependendo do prazo de inadimplência você será obrigado a fazer o curso todo de novo, já imaginou a dor de cabeça!!!

Além disto, calcule esta despesa em 10 ou 15 anos, pode ser o valor de um curso novo.

Sugestão:

  • Evite certificadoras com anuidade, a Padi, por exemplo, não cobra anuidades, sua carteirinha é vitalícia.

  • Caso fique um tempo longo sem mergulhar, use o dinheiro que você pagaria em  anuidades para investir em uma reciclagem, aumentando sua segurança.

3 - Quantidade de mergulhos

Mergulhar em piscina é muito bom, mas o que realmente lhe dará experiência de mergulho é mergulhar no mar.

O mergulho em piscina seria como um simulador, mas o mergulho no mar lhe dará mais experiência, nos seguintes aspectos:

  • Profundidade é maior.

  • Visibilidade é diferente.

  • Variação de profundidade durante o mergulho.

  • Correntezas.

  • Tempo de mergulho.

  • Atividades físicas mais intensas.

  • A entrada e saída do mergulho ( se for saída praia ou embarcada).

  • Relação com o dupla.

Poderia listar vários aspectos onde a piscina não lhe dará a mesma experiência que o mergulho no mar, portanto, quanto mais mergulhos no mar você fizer mais experiência real você terá, e pelo fato dos mergulhos do curso serem todos acompanhados pelo instrutor, você terá mais segurança e seus erros serão corrigidos muito mais rapidamente.

Observando a importância disto, nós da Amigo Oceano, no curso Open inicialmente oferecemos 4 mergulhos inclusos, se o aluno indicar mais uma pessoa, é bonificado com mais 2 mergulhos, se fizer o curso vip, terá 8 mergulhos e se fizer o 3 em 1( cursos Open, Avançado e Nitrox) são 12 mergulhos inclusos, sendo que 1 dos mergulhos obrigatoriamente será com profundidade superior a 20 metros, permitindo aos nossos alunos uma grande experiência de mergulho, sendo um diferencial de nossa escola.

4 - Mergulhos em praia e embarcados

Quando você está fazendo o curso de mergulho, quanto mais experiências diferentes você tiver melhor, pois, quando você estiver realizando seus mergulhos, já como certificado, estas experiências lhe ajudarão bastante.

Provavelmente você realizará mergulhos embarcados e mergulhos com saída praia, onde cada tipo de mergulho apresenta suas dificuldades para entrada e saída.

 

Então, durante seu curso de mergulho é muito importante que você tenha estas 2 experiências, por exemplo, no mergulho saída praia com ondas, como você procede? E se o mar estiver calmo?

No mergulho embarcado, com barco grande  que permite o passo de gigante e barcos pequenos com dificuldades de locomoção, como proceder?

Na Amigo Oceano, você faz mergulhos embarcados e mergulhos saída praia para que você possa ter várias experiências aumentando aumentando ainda mais a sua segurança.

5- O que está incluso nos valores do curso

Quando você contrata o curso é importante você verificar tudo que está incluso, por exemplo:

  • Material teórico.

  • Piscina.

  • Custo com embarcação.

  • Alugueis dos equipamentos usados durante o curso.

  • Carteirinha.

  • Registro da carteirinha.

Verifique tudo antes, para que você não tenha nenhuma surpresa ao final do seu curso, por exemplo, se a escola que você está fazendo o seu curso, exigir que você registre sua carteirinha no final do curso, além de você ter um custo adicional ao valor que você já pagou, também necessitará de um prazo para isto e caso  você tenha uma viagem programada neste período, poderá não ter tempo hábil para a emissão da mesma, prejudicando seus mergulhos.

Na Amigo Oceano, tudo que é necessário para realização do curso, inclusive a emissão e registro da carteirinha, já estão inclusos nos valores, com exceção do transporte, estadia e alimentação.

 

Ao final do curso na Amigo Oceano, a sua carteirinha é emitida pela PADI nos EUA e enviada diretamente para você, sem custo adicional e sem anuidades. Mas enquanto esta carteirinha não chega como você fará para poder mergulhar? Nós da Amigo Oceano emitimos uma carteirinha provisória da PADI, via sistema PADI, permitindo você mergulhar imediatamente sem problemas. Da mesma forma sem custo adicional e sem anuidades.

6- Instrutores devidamente qualificados

Na formação de um instrutor de mergulho recreativo, um dos níveis profissionais é o de divemaster, o próximo nível  é o de auxiliar de instrutor e posteriormente instrutor.

Portanto DIVEMASTER não é instrutor, o único profissional qualificado em formar mergulhadores é o instrutor de mergulho, o divemaster pode auxiliar o instrutor, porém, não pode formar mergulhadores.

É muito importante você solicitar a carteira do seu instrutor para que você possa ter a certeza que foi treinado por um profissional devidamente qualificado, já vi pessoalmente em operadoras de mergulho, divemaster se apresentar como instrutor, enganando o aluno .

Na Amigo Oceano, somente instrutores PADI com muita experiência podem formar mergulhadores.

7- Atualização do material e metodologia

Vivemos na era da informação, portanto o mundo evolui em uma velocidade surpreendente e os cursos de mergulho como ficam nesta história?

Existem cursos e certificadoras que não evoluíram, continuam no mesmo jeito e lecionando da mesma forma de 20 anos atrás, mesmo material teórico, muitas das vezes até "xerocados", e mesma metodologia de ensino de mais de 20 anos.

A PADI evolui ano a ano, não é por acaso que ela é líder mundial. Sua metodologia e material teórico evoluem na mesma velocidade, pois cada ano que passa temos mais experiência e corrigimos os erros cometidos, isto se chama aprimoramento.

A PADI tem orgulho de dizer que a sua metodologia de hoje não é a mesma de 10, 15 ou 20 anos atrás, periodicamente temos nossos procedimentos melhorados, para que nossos alunos possam ter mais segurança e eficácia nos cursos que estão fazendo.

Por exemplo, temos muito mais ferramentas tecnológicas hoje do que tínhamos a 5 anos atrás, nem falo a 10 anos, então por quê não usar esta tecnologia nos cursos de mergulho?

Pensando nisto ela contratou os melhores pedagogos do mundo para adaptar o ensino teórico do mergulho aos cursos on-line, e conseguiu uma ferramenta fantástica que consegue passar muito mais instrução do que as aulas presenciais, mantendo um padrão de ensino mundial e permitindo muito mais flexibilidade de horários aos alunos. Para você ter uma ideia, para um instrutor passar a mesma quantidade de instrução dos cursos on-line de forma presencial, os alunos teriam que  ficar meses sentados em uma carteira de sala de aula.

Então, na PADI você tem 2 formas de fazer a suas aulas  teóricas:

  • Ou Manual físico com revisões e provas com seu instrutor.

  • Ou Material on-line, muito rico de informação, disponível 24 horas e 7 dias por semana, vitalício e atualizado constantemente, com provas e exercícios on-line onde seu instrutor é seu tutor. Você estuda de acordo com suas disponibilidades de tempo.

Por experiência, avaliando as necessidades de nossos alunos, decidimos que todos os nossos cursos de mergulho open, a parte teórica será on-line, pois o futuro dos nossos concorrentes já é o presente na Amigo Oceano.

8- Manutenção dos equipamentos

Para a segurança de nossos alunos é muito importante que os equipamentos tenham manutenções periódicas.

O mar maltrata muito os equipamentos e manter a manutenção em dia é muito importante.

É importante que você verifique os equipamentos utilizados pela escola que você está escolhendo, estamos falando da sua segurança.

Nós da Amigo Oceano, somos qualificados tecnicamente para realizar as manutenções de nossos equipamentos e dos nossos clientes, fizemos cursos periódicos com nossos fornecedores, para estarmos sempre atualizados quanto a manutenção dos mesmo.

Periodicamente desmontamos todos os nossos equipamentos onde realizamos limpezas, substituições de orings e peças danificadas, mantendo assim, todos devidamente em ordem.

Click aqui para Chamar No Whatsapp
(47) 98496-8665 ou 3801-2600